Maiara Gouveia

maiara_gouveia

escritora | poeta

Nasci em São Paulo (SP), às 13h40 do dia 11 de outubro de 1983. Publiquei meu primeiro livro, o Pleno Deserto, em 2009, pela Nephelibata, de Santa Catarina, que edita livros artesanais em pequenas tiragens.

Em 2013, a editora Proyecto Literal (Selo Lemón Partido), da Cidade do México, publicou meu Antes que se rompa el hilo de plata, numa bela edição bilíngue, com tradução para o espanhol do poeta mexicano Fernando Réyes, prefácio do poeta chileno Javier Norambuena e ilustrações da artista e filósofa Márcia Tiburi.

Também publiquei ensaios, artigos e poemas em diversas revistas, jornais e antologias nacionais e internacionais.

Em 2019, a Editora Primata, de São Paulo, publicou meu livreto (plaqueta) E o resto é barulho de água.

Espie + AQUI

no mercado editorial

Há mais de quinze anos ofereço revisão e edição de textos e outros serviços editoriais. Integrei equipes de Programas Nacionais do Livro Didático (PNLDs) de diversas editoras, como Saraiva, Positivo, IBEP e Editora do Brasil. Prestei serviços para empresas dos ramos editorial, financeiro, publicitário e educacional, entre elas: Edições Jogo de Amarelinha, Escala Editorial, Oficina de Textos, Report, Conexão Editorial, Contexto, Oxford University Press Brasil, Obá Editorial, Freead Comunicação, Editora Petit, Etapa – Instituto de Ensino e Cultura, Escola Vera Cruz e Edições Sesc São Paulo.

Espie + AQUI.

aulas, cursos, palestras & oficinas 

Idealizei e ministrei oficinas, aulas e palestras para crianças e adolescentes da rede pública de ensino: primeiro como professora voluntária em curso pré-vestibular voltado a comunidades carentes da zona leste de São Paulo; depois, tive a alegria de participar (como escritora convidada) dos Círculos de Leitura, projeto idealizado por Catalina Pagés e apoiado pelo Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial, que forma jovens lideranças comunitárias através da relação ativa com obras da literatura e da filosofia.

Para o Projeto Escritor na Escola, da Academia Paulista de Letras (APL), idealizei uma Oficina de Leitura e Criação a partir da obra Alice no País das Maravilhas.

Contação de histórias para as crianças do Lar de Menores São José, em Diadema, e auxílio às professoras de Artes da Escola de Aplicação na USP também fazem parte da minha experiência na educação.

Nas aulas e palestras para o público adulto, a poesia, a violência, as representações do feminino e as relações entre o cinema e a literatura são temas recorrentes.

Espie + AQUI.

SERVIÇOS. assistência editorial | aulas, cursos, palestras & oficinas | leitura crítica | eventos literários (participação, organização, curadoria e idealização) | redação | revisão editorial | revisão e edição de textos | idealização e promoção de ações artísticas e educacionais

Espie + AQUI.

Anúncios